Do visual jovem e descolado, cores neutras e
minimalistas até as cores com ares rock glam. Em Milão, a aposta das grandes
marcas para a Moda Masculina, em 2013, realmente varia bastante. Tendências à
parte, o brasileiro segue vislumbrado com o que a sustentabilidade pode
oferecer. E não é à toa.
Cada vez mais os estilistas verde-amarelos cativam
e marcam presença no mundo da moda. O que vem por aí? Acreditem: o que era
tendência, atualmente, é realidade e tem sido muito bem aceita. Roupas feitas
com materiais recicláveis, como, por exemplo, garrafas pet, tecidos
reaproveitados, algodão, couro de peixe e, inclusive, fibras de bambus, estão
sendo utilizados nas roupas que não ficam apenas nas passarelas. Lógico, todo
esse material também é usado na Moda Feminina e as mulheres estão adorando!
Ok, então para entendermos um pouco mais sobre
moda, nada melhor do que dominar alguns termos e palavras, não é mesmo? De
acordo com o glossário do Instituto Ecotece, abaixo seguem algumas
curiosidades:
Algodão Agroecológico
É uma prática que associa, em seus objetivos, a
geração de renda, a melhoria da qualidade do solo, a diversificação da oferta
de alimentos sadios e o desenvolvimento de uma consciência ecológica entre
famílias que dela participam.
Algodão Orgânico
O algodão orgânico é cultivado dentro de um sistema
que fomenta a atividade biológica, estimula a sustentabilidade e exige um
manejo diferente do sistema de produção convencional. Os sistemas orgânicos
dependem de insumos naturais e contribuem para a saúde do solo e das pessoas.
Eco-friendly
Traduzido do inglês, amigavelmente ecológico. É um
termo utilizado para referir-se a bens e serviços que infligem danos mínimos ou
nenhum ao meio ambiente.
Ecodesign
A palavra ecodesign é dotada de uma boa capacidade
auto-explicativa, pois seu significado mais geral sobressai de maneira imediata
dos dois termos que a compõe: “ecodesign” é um modelo “projetual” ou de projeto
(design), orientado por critérios ecológicos. O termo apresenta-se, portanto,
como a expressão que sintetiza um vasto conjunto de atividades projetuais que
tendem a enfrentar os temas postos pela questão ambiental partindo do ponto
inicial, isto é, do redesenho dos próprios produtos.
Customizar
Verbo originário da palavra inglesa customer, que
significa cliente. Utilizado largamente no vocabulário da moda a partir do
final dos anos 90, referindo-se à adaptação ou modificação de peças do
vestuário segundo o gosto do cliente. A customização, ato de customizar também
pode ser feita pela própria pessoa que por meio de bordados, aplicações, recortes
ou enfeites, individualiza seu traje.
Corantes naturais
São pigmentos extraídos e manejados de forma
ecológica, sem poluir o meio ambiente, de espécies nativas locais. No Brasil,
por exemplo, são utilizadas plantas como o jenipapo, o açafrão-da-terra, a
anileira, o açaí, o angico e o murici para obtenção de boa parte dos corantes
vegetais. Já a origem solar dos corantes vegetais, ou naturais, dá às suas
cores uma relação direta com a luz. O uso de corantes vegetais na produção de
produtos artesanais com certeza requer um processo mais elaborado do que
simplesmente comprar um tubo de anilina química na venda mais próxima. Este uso
puramente comercial dos corantes químicos acaba por anular a autenticidade de
um oficio capaz de integrar o homem à natureza.
Moda sustentável
Roupas sustentáveis são aquelas feitas com
materiais e processos que causam o menor dos impactos no meio ambiente. Roupas
feitas com fibras e tecidos reciclados, roupas com fibras de fácil
abastecimento por seu rápido crescimento e pensadas sem que haja desperdício de
tecido, já que a indústria têxtil é a quarta no ranking das que mais consomem
recursos naturais, de acordo com o Environmental Protection Agency, orgão
americano que estuda a preservação do meio ambiente.
Patchwork
Trabalho artesanal resultante da união de pedaços
de tecidos que podem ter diferentes formas, cores e estampas. É usado na
confecção de colchas e roupas e virou moda a partir do final dos anos 60 e
início dos anos 70. Ainda no final dos anos 60, as indústrias produziam o
efeito artesanal do patchwork, criando inúmeras estampas que assim podiam ser
adquiridas por metro.
Fonte: Me too
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